EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO REMOTO E OS EFEITOS NO INTERESSE E NA SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DURANTE A PANDEMIA DA SARS-CoV-2
A STUDY WITH UNDERGRADUATE ACCOUNTING STUDENTS DURING THE SARS-CoV-2 PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5712Palabras clave:
Ensino remoto. Interação professor-aluno. Interação aluno-aluno.Resumen
O isolamento social, decorrente do enfrentamento ao contágio do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), gerou muitas transformações nos processos de trabalho e no ensino. Este estudo investiga as experiências dos estudantes de Ciências Contábeis com o ensino remoto implementado por uma instituição de ensino superior federal da região centro-oeste brasileira durante a pandemia da SARS-CoV-2, e os efeitos no seu interesse e na sua satisfação com as aulas. A amostra compreendeu 102 estudantes, que responderam a um questionário com perguntas fechadas e abertas, cujos dados foram tratados com as técnicas de Equações Estruturais e de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que é preciso que os professores busquem diferentes metodologias de ensino e distintas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para reproduzir uma aula presencial em um ambiente virtual de aprendizagem e para que o aluno tenha maior interesse e satisfação. Ademais, foi identificado que a maioria dos estudantes desconhecia o funcionamento da dinâmica da modalidade de ensino remoto, o que gerou inúmeras dúvidas e receios, e refletiu nas experiências deles com as interações entre professor-aluno e aluno-aluno, as quais interferem significativamente no processo de aprendizagem, logo, no interesse e na satisfação do aluno.
Descargas
Citas
ABDOUS, Mohammed. Influence of satisfaction and preparedness on online students’ feelings of anxiety. The Internet and Higher Education, v. 41, p. 34-44, 2019.
ANDERSON, Terry. Towards a theory of online learning. Theory and practice of online learning, v. 2, p. 109-119, 2004.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância e inovação tecnológica. Trabalho, educação e saúde, v. 3, n. 1, p. 187-198, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. º 873 de 7 de abril de 2006. Brasília, DF, 7 abr. 2006.
______. Ministério da Educação. Portaria n. º 4.059 de 10 de dezembro de 2004. Brasília, DF, 10 dez 2004.
______. Ministério da Educação. Portaria n. º 343 de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 17 mar 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. > Acesso em 5 de mai. 2020.
COSTA, Oberdan Santos da; GOUVEIA, Luis Borges. Modelos de Retenção de Estudantes: Abordagens e Perspectivas. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 24, n. 3, p. 155-182, 2018.
COSTA, Camila Furlan da; SILVA, Sueli Maria Goulart. Novo Neoliberalismo Acadêmico e o Ensino Superior no Brasil. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 3, p. 6-35, dez. 2019.
DENG, Sheng-Qun; PENG, Hong-Juan. Characteristics of and public health responses to the coronavirus disease 2019 outbreak in China. Journal of clinical medicine, v. 9, n. 2, p. 575, 2020.
EHLERS, Ulf-Daniel. Quality in e-learning from a learner's perspective. European Journal of Open, Distance and E-learning, v. 7, n. 1, 2004.
FAUL, Franz et al. Statistical power analyses using G* Power 3.1: Tests for correlation and regression analyses. Behavior research methods, v. 41, n. 4, p. 1149-1160, 2009.
FORNELL, Claes; LARCKER, David F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, v. 18, n. 1, p. 39-50, 1981.
HAIR JR, Joseph F. et al. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage publications, 2016.
KOLOGRIVAYA, Ekaterina.; SHLEIFER, Emma. Quarantined: China’s Online Education in the Pandemic. The Diplomat. Disponível em: <https://thediplomat.com/2020/03/quarantined-chinas-online-education-in-the-pandemic/>. Acesso em: 01 mai. 2020.
JARDILINO, José Rubens Lima; DO AMARAL, Derly Jardim; LIMA, Delmário Ferreira. A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior: o curso de administração de empresas. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 29, p. 101-119, 2010.
MEDEIROS, Bárbara Novaes; SIQUEIRA, Marcus Vinicius Soares. Relações de Confiança e sua Instrumentalização no Controle de Docentes em IES Privadas. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 1, p. 213-237, abr. 2019 .
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. O ensino e os papéis do instrutor. Educação a distância, 2007.
MORTARI, André Dias. A Construção Cotidiana da Greve na Ufrgs: o Movimento Contra as Reformas no Final de 2016. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 3, p. 278-296, 2019.
NEWS WIRES. Covid-19: Older school children should wear masks, French science council says. France24. Disponível em: <https://www.france24.com/en/20200426-french-middle-and-secondary-school-students-and-staff-should-wear-masks-science-council>. Acesso em: 01 mai. 2020.
PAECHTER, Manuela; MAIER, Brigitte; MACHER, Daniel. Students’ expectations of, and experiences in e-learning: Their relation to learning achievements and course satisfaction. Computers & Education, v. 54, n. 1, p. 222-229, 2010.
PASWAN, Audhesh K.; YOUNG, Joyce A. Student evaluation of instructor: A nomological investigation using structural equation modeling. Journal of Marketing Education, v. 24, n. 3, p. 193-202, 2002.
SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros; SILVA MONTEIRO, Jean Carlos. Educação e Covid-19: as Tecnologias Digitais Mediando a Aprendizagem em Tempos de Pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura E Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020.
SHARPE, Rhona; BENFIELD, Greg. The student experience of e-learning in higher education. Brookes eJournal of Learning and Teaching, v. 1, n. 3, 2005.
SOARES, Jailson Ribeiro; BORDIN, Ronaldo; ROSA, Roger dos Santos. Indicadores de Gestão e de Qualidade nas Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras, 2009-2016. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 25, n. 2, p. 215-239, 2019.
UNESCO. COVID-19 Educational disruption and response. UNESCO, 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 29 abr. 2020.
VIEIRA, Kelmara Mendes; MILACH, Felipe Tavares; HUPPES, Daniela. Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, n. 48, p. 65-76, 2008.
WATSON, Julie; THOMPSON, Carolyn. Covid-19: Virus forced US schools online, but many students didn’t follow. The Star. Disponível em: <https://www.thestar.com.my/tech/tech-news/2020/04/20/covid-19-virus-forced-us-schools-online-but-many-students-didnt-follow>. Acesso em 01 mai. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.