APRENDIZAGEM SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA WEB OF SCIENCE DA ÚLTIMA DÉCADA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v13i3.4906

Palabras clave:

Aprendizagem Social. Desenvolvimento Sustentável. Bibliometria

Resumen

Este estudo buscou analisar as características das publicações sobre social learning (aprendizagem social) e sustainable development (desenvolvimento sustentável) na base de dados Web of Science, no período de 2009 a 2018 e, ainda, identificar quais os tópicos mais relevantes relacionados à aprendizagem social e ao desenvolvimento sustentável que estão sendo investigados (hot topics). O trabalho descritivo e quantitativo, de natureza bibliométrica, busca levantar as características da produção acadêmica. Como principais resultados, das 2.024 publicações analisadas no período, constatou-se um crescimento sobre a produção científica ao longo da última década, em especial nas seguintes áreas temáticas: Pesquisa educacional, Ciências ambientais e ecologia, Estudos ambientais, Tecnologia e ciências sustentáveis verdes e Gestão. Evidenciou-se como tópicos quentes as combinações do tópico Aprendizagem social e Desenvolvimento sustentável com Gestão, Estudos de desenvolvimento, Estudos ambientais e Ciências ambientais. Por fim, verifica-se que a aprendizagem social contribui com grande avanço para área do desenvolvimento sustentável, em especial para a educação e ciência ambiental, com novas formas de aprendizagem para a sustentabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Reis Favarin, Universidade Federal de Santa Maria

Aluno de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Nathália Rigui Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Adminsitração na Universidade Federal de Santa Maria

Lucas Veiga Ávila, Universidade Federal de Santa Maria

Docente na Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul

Doutor em Administração.

Marcelo Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Docente na Universidade Federal de Santa Maria.

Doutor em Administração

Publicado

2020-08-03

Número

Sección

Artigos