APRENDIZAGEM SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA WEB OF SCIENCE DA ÚLTIMA DÉCADA
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v13i3.4906Keywords:
Aprendizagem Social. Desenvolvimento Sustentável. BibliometriaAbstract
Este estudo buscou analisar as características das publicações sobre social learning (aprendizagem social) e sustainable development (desenvolvimento sustentável) na base de dados Web of Science, no período de 2009 a 2018 e, ainda, identificar quais os tópicos mais relevantes relacionados à aprendizagem social e ao desenvolvimento sustentável que estão sendo investigados (hot topics). O trabalho descritivo e quantitativo, de natureza bibliométrica, busca levantar as características da produção acadêmica. Como principais resultados, das 2.024 publicações analisadas no período, constatou-se um crescimento sobre a produção científica ao longo da última década, em especial nas seguintes áreas temáticas: Pesquisa educacional, Ciências ambientais e ecologia, Estudos ambientais, Tecnologia e ciências sustentáveis verdes e Gestão. Evidenciou-se como tópicos quentes as combinações do tópico Aprendizagem social e Desenvolvimento sustentável com Gestão, Estudos de desenvolvimento, Estudos ambientais e Ciências ambientais. Por fim, verifica-se que a aprendizagem social contribui com grande avanço para área do desenvolvimento sustentável, em especial para a educação e ciência ambiental, com novas formas de aprendizagem para a sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.