GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PRODUÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL ENTRE 1995 e 2014

Autores/as

  • Fábio Luís Falchi de Magalhães Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Fábio Kazuo Ohashi Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Lidiane Cristina da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Marcos Vinicius Cardoso Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v10i1.3306

Palabras clave:

Amazônia Oriental. Indústrias Siderúrgicas. Impactos socioambientais.

Resumen

O objetivo desta pesquisa é o de explorar a produção científica no Brasil sobre a temática governança e planejamento de TI, a partir das dissertações e teses publicadas no país provenientes de cursos de pós-graduação stricto sensu, no período de 1995 a 2014. Esta temática se destacou em 2012 como uma das maiores preocupações da gestão nas organizações no mundo segundo a ‘Society for Information Management’. É realizada uma pesquisa descritiva documental com a utilização da bibliometria, tendo como base de dados à plataforma CNPq Lattes. Foram identificados 263 trabalhos, sendo 34 (D), 160 (ME) e 69 (MP). Com 259 egressos, 104 programas em 67 diferentes IES e 176 orientadores, mais da metade dos trabalhos são oriundos de programas de excelente qualidade (sem MP). Maioria das instituições e pesquisadores, igualmente participando em congressos científicos específicos refletindo avanço na área. IES particulares sem fins lucrativos, o Sudeste, o estado de São Paulo, a Universidade Católica de Brasília (UCB) e João Souza Neto foram os mais profícuos. A temática analisada tem sido assunto de interesse de pesquisa, notadamente pelo pleno crescimento no decorrer do período analisado, com destaque para o ano 2012 e categoria temática governança de TI. Metade dos estudos tem sido realizada na área da Administração, Ciências Contábeis e Turismo, mas também se verificou a ocorrência de trabalhos nas áreas: Engenharias III, Interdisciplinar, Ciência da Computação e Engenharias IV, entre outras, de um total de dez das 48 áreas de avaliação da CAPES.

Biografía del autor/a

Fábio Luís Falchi de Magalhães, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor da diretoria de Informática e doutorando em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Fábio Kazuo Ohashi, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor da diretoria de Informática e mestrando em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Lidiane Cristina da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Pesquisadora Institucional e Analista de Tecnologia de Informação da Universidade Federal de São Paulo

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor permanente do programa de Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Marcos Vinicius Cardoso, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e professor permanente do programa de Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Publicado

2018-04-25

Número

Sección

Artigos