Colaboração Científica em Administração: Análise das Publicações em Coautoria no Brasil no Período 2000-2010
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i1.1829Palabras clave:
gestão democrática, avaliação em larga escala, sistema municipal de ensino.Resumen
Uma das principais tendências verificadas nos últimos anos é o aumento da colaboração científica, caracterizada pela coautoria. A fim de descrever a coautoria em Administração no Brasil, foram analisados os artigos publicados em eventos promovidos pela ANPAD no período entre 2000 e 2010, totalizando 34 eventos e 10.778 artigos. Os resultados indicam um crescimento no percentual de trabalhos em coautoria. Estes trabalhos apresentam formato (teórico ou empírico) diferente dos trabalhos escritos por apenas um autor. Dentre os empíricos, os estudos em coautoria diferem dos estudos com apenas um autor na forma de abordagem do problema de pesquisa (qualitativa ou quantitativa). Diferenças na quantidade de autores também foram encontradas entre as divisões acadêmicas. A coautoria interna (entre pesquisadores da mesma instituição) foi a tipologia mais frequente. O trabalho também apresenta as instituições que mais contribuíram para a apresentação de trabalhos em coautoria. Discussões e considerações a respeito da coautoria em Administração na última década são apresentadas no artigo.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.