Da incompletude autoritária à pluralidade compreensiva: um itinerário de transição para os estudos organizacionais.
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v6i3.1526Palabras clave:
Avaliação de Desempenho Organizacional, Epistemologia, AdministraçãoResumen
RESUMO
Este artigo representa esforço teórico-analítico de aproximação dos estudos organizacionais frente ao caleidoscópio de realidades organizacionais vívidas, a partir de uma visão renovada – a pluralidade compreensiva. Diante da caracterização da crise do projeto organizacional da modernidade – a tese hegemônica da incompletude autoritária e seus cinco pilares -, demonstrou-se a coerência e atualidade da introdução do pensamento do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos nos estudos organizacionais, sob dois aspectos: o epistemológico, com a ideia da pluralidade, e o político-social, com a noção de compreensão, ambos críticos para a construção de um conhecimento organizacional plural e emancipatório – o paradigma da pluralidade compreensiva como a consciência da impossibilidade de uma gestão universal. Ao final, anunciaram-se, como inspiração para a superação dos cinco pilares da incompletude autoritária, cinco teses da pluralidade compreensiva, na forma de diretrizes epistemológicas fundamentais.
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