Utilização de sistemas de medição de desempenho para geração de valor ao acionista: um estudo exploratório nos bancos brasileiros

Autores/as

  • Roberto Kazuhiro Nakamura Mineta Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Wilson Toshiro Nakamura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Douglas Dias Bastos Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v2i1.130

Resumen

A adoção de indicadores eficientes de desempenho, alinhados à estratégia para geração de valor aos acionistas é de grande importância para o sucesso da empresa. Baseado em um estudo exploratório, este trabalho aborda dois assuntos relevantes no contexto estratégico das empresas de serviços: sistemas de medição de desempenho e criação de valor aos acionistas. O estudo contempla uma pesquisa bibliográfica que procura fornecer os pressupostos teóricos que fundamentam a pesquisa exploratória realizada em empresas do setor de serviços do Brasil, tendo como principal abordagem a relação entre utilização de sistemas de medição de desempenho no contexto estratégico e criação de valor aos seus acionistas. Desta forma, foi possível inferir que, através das visões e crenças de seus gestores, a adoção de sistemas de medição de desempenho será cada vez maior pelos administradores, e os acionistas ficarão satisfeitos no atendimento de suas expectativas com relação à geração de valor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Kazuhiro Nakamura Mineta, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Wilson Toshiro Nakamura, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas – Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Douglas Dias Bastos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Faculdade Santa Marcelina

Publicado

2009-07-09

Número

Sección

Artigos