Um Estudo Sobre os Indicadores da Qualidade de Serviços Terceirizados em uma Organização Pública

Autores/as

  • Maria Aparecida Gouvêa FEA/USP
  • Ricardo Lopes Pinto Banco Central do Brasil
  • Braulio Oliveira FEI

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v6i4.1107

Palabras clave:

Estudo bibliométrico, Pequenas e médias Empresas, Revistas qualis.

Resumen

Este estudo teve por objetivo identificar, no âmbito de uma organização pública, indicadores que possibilitem uma avaliação da qualidade do serviço terceirizado de manutenção em sistemas elétricos segundo as perspectivas dos usuários, dos fiscais de contratos e dos responsáveis pelos prestadores de serviços. O modelo de Brady e Cronin Jr (2001) norteou a realização de pesquisas qualitativas para os três segmentos (com base em focus groups e em entrevistas em profundidade) e quantitativa junto aos usuários. Por meio da técnica estatística de modelagem de equações estruturais, obteve-se a definição dos constructos diretamente relevantes para a aferição da qualidade do serviço de manutenção de sistemas elétricos. Com base nos resultados das quatro pesquisas foi possível comparar os rankings dos aspectos que conduzem à qualidade percebida dos serviços segundo os três segmentos de interesse neste trabalho. Adicionalmente, foram feitos testes de igualdade de média das avaliações dos indicadores do modelo comparando-se as opiniões dos três segmentos. Os principais indicadores e suas avaliações poderão ser considerados pela empresa focalizada neste estudo como itens na elaboração dos contratos entre fornecedores e contratante e como referências no monitoramento da prestação de manutenção dos sistemas elétricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Gouvêa, FEA/USP

Doutora e Livre-docente em Administração pela FEA/USP; Professora Associada do Departamento de Administração da Universidade São Paulo.

Ricardo Lopes Pinto, Banco Central do Brasil

Doutor em Administração pela FEA/USP; Analista do Banco Central do Brasil.

Braulio Oliveira, FEI

Doutor em Administração pela FEA/USP;

Professor Pesquisador do PPGA/FEI.

Publicado

2014-11-19

Número

Sección

Artigos