Intenção de Compra e Consumo de Alimentos Orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v7i1.1036Palabras clave:
Relacionamento cliente-fornecedor. Manufatura Enxuta. Estudo de caso.Resumen
Este estudo focou o comportamento de compra/consumo do consumidor de alimentos orgânicos, buscando responder a seguinte questão: quais são os fatores que influenciam a intenção de compra/consumo de alimentos orgânicos e quais as relações desses fatores entre si? A teoria pesquisada baseou-se no estudo do comportamento do consumidor, com ênfase em alimentos orgânicos. Nessa pesquisa, classificada como descritiva, com uma fase exploratória, foram desenvolvidos dois grupos focais e um survey com 560 consumidores de alimentos orgânicos da cidade de Belo Horizonte (MG). Após a construção da escala, um modelo de comportamento de compra/consumo de alimentos orgânicos foi elaborado, tendo este como método multivariado, a modelagem de equações estruturais com base na técnica de Partial Least Squares (PLS). Dos três construtos exógenos do modelo proposto, apenas dois apresentaram impacto significativo, que foram os construtos crença e atributo. O construto grupos de referência não exerceu influência direta na intenção de compra/consumo, apesar de ser considerado pelos consumidores. O objetivo geral (propor e testar um modelo que avalie o impacto das variáveis que afetam a intenção de compra/consumo de alimentos orgânicos a partir da perspectiva do consumidor desse tipo de alimento) foi executado conforme o Inner Path Model (modelo estrutural). O construto endógeno Intenção de Compra/Consumo apresentou um coeficiente de correlação de 41% (R² = 41%), indicando que 41% de suas variações são explicadas pelos construtos exógenos o que é justificado tendo em vista esta ser uma pesquisa inédita sobre o tema em questão de caráter descritivo com fase exploratória.
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