Intenção de Compra e Consumo de Alimentos Orgânicos

Authors

  • Danilo de Oliveira Sampaio Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v7i1.1036

Keywords:

Relacionamento cliente-fornecedor. Manufatura Enxuta. Estudo de caso.

Abstract

Este estudo focou o comportamento de compra/consumo do consumidor de alimentos orgânicos, buscando responder a seguinte questão: quais são os fatores que influenciam a intenção de compra/consumo de alimentos orgânicos e quais as relações desses fatores entre si? A teoria pesquisada baseou-se no estudo do comportamento do consumidor, com ênfase em alimentos orgânicos. Nessa pesquisa, classificada como descritiva, com uma fase exploratória, foram desenvolvidos dois grupos focais e um survey com 560 consumidores de alimentos orgânicos da cidade de Belo Horizonte (MG). Após a construção da escala, um modelo de comportamento de compra/consumo de alimentos orgânicos foi elaborado, tendo este como método multivariado, a modelagem de equações estruturais com base na técnica de Partial Least Squares (PLS). Dos três construtos exógenos do modelo proposto, apenas dois apresentaram impacto significativo, que foram os construtos crença e atributo. O construto grupos de referência não exerceu influência direta na intenção de compra/consumo, apesar de ser considerado pelos consumidores. O objetivo geral (propor e testar um modelo que avalie o impacto das variáveis que afetam a intenção de compra/consumo de alimentos orgânicos a partir da perspectiva do consumidor desse tipo de alimento) foi executado conforme o Inner Path Model (modelo estrutural). O construto endógeno Intenção de Compra/Consumo apresentou um coeficiente de correlação de 41% ( = 41%), indicando que 41% de suas variações são explicadas pelos construtos exógenos o que é justificado tendo em vista esta ser uma pesquisa inédita sobre o tema em questão de caráter descritivo com fase exploratória.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danilo de Oliveira Sampaio, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Prof. Dr. Danilo de Oliveira Sampaio

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). Dept. de Ciências Administrativas (CAD).

Doutor em Administração pelo Cepead - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Profa. Dra. Marlusa Gosling.

Departamento de Ciências Administrativas/FACE/Cepead

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Published

2015-03-28