UM ESTUDO DAS AÇÕES PARA DIVULGAR E CONSOLIDAR O BALANÇO SOCIAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v4i2.895Keywords:
Educação. Memória. Prática Pedagógica. Experiências.Abstract
O balanço social, conhecido também como relatório de sustentabilidade ou relatório de responsabilidade social, é um demonstrativo que visa evidenciar, da forma mais transparente possível, informações econômicas e sociais do desempenho das empresas ou entidades as seus diversos stakeholders. No Brasil, é crescente o número de publicações do balanço social, todavia, este ainda trata-se de um demonstrativo não obrigatório, mas incentivado. Levando-se em conta estes aspectos, a pesquisa em questão teve o objetivo de evidenciar as ações surgidas nas últimas décadas com o intuito de divulgar e consolidar o balanço social no Brasil. A pesquisa desenvolvida pode ser classificada quanto ao seu objetivo como descritiva-longitudinal, pois identificou, descreveu e analisou as ações realizadas desde a década de 1990 no Brasil. Apresentam-se como principais fontes de pesquisa as publicações em livros, teses, monografias, leis, normas técnicas, publicações avulsas e internet. Como resultado, proporciona-se um modelo sintético dos indicadores do balanço social do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e sua relação com as principais vertentes de estudo desse demonstrativo, sua consonância aos preceitos da Lei 11.638/07 que altera a Lei das S/As (Lei 6.404/76) e da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC T 15), além de seus usuários primários. Por fim, constatou-se que o balanço social, desde que elaborado de forma transparente, pode fornecer informações para a tomada de decisão das empresas no campo social. Ademais, pode constituirse numa ferramenta para a implementação da estratégia empresarial por ser considerado um relatório gerencial complementar às informações contábeis.Downloads
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.