A SOCIOLOGIA DA EMPRESA E O FIB EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v4i2.894Keywords:
Cultura material. Arqueologia histórica. Estátua. Desbravador. Urbanização.Abstract
Este artigo visa demonstrar que a construção de uma empresa socialmente responsável passa necessariamente pelas relações que constrói com seus funcionários, partindo-se da premissa que os valores e ideais ligados à RSC (Responsabilidade Social Corporativa) devem ser realizados de dentro para fora. Depois deste passo, ou seja, após cumprirem o seu dever social para com seus trabalhadores, poderão desenvolver o relacionamento com seus demais stakeholders de forma ética, coerente e sustentável. Nesse trabalho mostram-se os pontos de convergência entre a Sociologia da Empresa e o FIB (Felicidade Interna Bruta). Este último é apresentado como uma metodologia eventualmente capaz de preparar as empresas e seus funcionários para que primeiramente vivenciem em si a responsabilidade social, e posteriormente integrem em seu negócio práticas responsáveis e éticas, sem perder, em nenhum momento, foco na produtividade da empresa.
Downloads
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.