O USO DAS ESCALAS LIKERT NAS PESQUISAS DE CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v13i1.5112Abstract
O presente trabalho tem como objetivo constatar, por meio de análise de conteúdo, se os autores que publicaram artigos científicos no XII Congresso ANPCONT fundamentaram, em seus estudos, a motivação do uso da Escala Likert e se, com seu uso, o objetivo do trabalho foi atendido. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado mediante análise das pesquisas. Para a seleção dos artigos, utilizou-se como busca o termo específico “Likert”/“Tipo-Likert”, quando este foi a metodologia utilizada para mensuração nestes artigos. Foram analisados 96 artigos publicados, dos quais 12 continham essa escala como seu meio de mensuração. Os resultados comprovam que, ao utilizar a Escala Likert, os pesquisadores não possuem o cuidado quanto a expor as características da escala, os motivos que levaram à sua escolha, suas limitações e do por que se enquadra no estudo, ou seja, não há fundamento e embasamento nas metodologias quanto à escala utilizada. Além do exposto, quanto à aplicabilidade dos dados em métodos estatísticos, os resultados demonstram que somente 2 artigos utilizaram os meios corretos de análise, isto é, conjecturas relacionais de equivalência com o uso da porcentagem. A aplicação inadequada para análise da escala pode inviabilizar os resultados encontrados nos estudos. Assim, este estudo corrobora a necessidade de se evidenciarem os motivos, os aspectos e os pressupostos da Escala Likert em um artigo científico, para transmitir confiança e transparência em seus dados, e, principalmente, alertar aos pesquisadores sobre a necessidade da análise da escala em relação ao seu objetivo final.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.