Panorama das publicações sobre Bem-estar no trabalho na última década (2006-2015): Um estudo Bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v9i3.3590Abstract
O trabalho vem ocupando um espaço significativo da vida da população. Influências positivas no ambiente organizacional tendem a propiciar sentimentos de bem-estar no trabalho (BET) nos colaboradores, mas quando impactam de forma negativa, acarretam em prejuízos para o trabalhador. Algumas abordagens foram desenvolvidas para avaliar formas de melhorar as condições de trabalho das pessoas, como a qualidade de vida no trabalho, satisfação no trabalho e o bem-estar no trabalho. O objetivo deste artigo é demonstrar o panorama das publicações sobre BET no contexto internacional na última década (2015-2016). Para isso, realizou-se um estudo bibliométrico que possibilitou verificar os tópicos mais relevantes nos temas centrais – hot topics. Verificou-se que dez principais áreas temáticas de estudo sobre bem-estar são responsáveis por 87,71% das publicações no período, demonstrando a representatividade destas para o panorama científico do tema. Para disseminar as produções foram encontrados seis tipos de documentos utilizados, tendo o tipo Artigo 86,47% do total classificado. Os dez autores que mais publicaram sobre o tema são responsáveis por 4,36% do total de registros obtidos na Web of Science. O país que mais se destaca em estudos sobre bem-estar são os Estados Unidos da América, com 29,26% do total de registros, e o idioma mais utilizado nas publicações é o inglês, com 94,47%.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line na RGO.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Gestão Organizacional é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Gestão Organizacional adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.