COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO SEGUNDO A TEORIA DE MILES E SNOW: ESTUDO DE CASO EM AGROINDÚSTRIA DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Elis Regina Mulinari Zanin Unochapecó
  • Nelson Santos Machado
  • Simone Sehnem

DOI:

https://doi.org/10.22277/rgo.v4i2.888

Resumo

Um conjunto de fatores tem levado o pequeno agricultor de assentamentos a se organizar em associações visando à geração de renda e qualidade de vida. Entre eles, o surgimento de agroindústrias administradas pelos associados visando à valorização da produção. Esta pesquisa tem como foco identificar o comportamento estratégico da Cooperativa de Comercialização do Extremo Oeste – Cooperoeste, responsável pela industrialização do leite longa vida Terra Viva, situada no município de São Miguel do Oeste – Santa Catarina. O estudo considerou o histórico da empresa, definindo seus períodos relevantes e caracterizando-os de acordo com a tipologia de Miles e Snow. Trata-se de um estudo de caso único, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado por meio de duas entrevistas com pessoas que tiveram participação decisiva na história da empresa. A partir da análise dos dados coletados, constatou-se que a Cooperoeste teve como comportamento estratégico predominante o analista. Ficou evidenciado também que, em diversos momentos, sobressaiu à postura empreendedora, resultante de gestores que estão atentos a mudanças e que procuram se adaptar ao cenário de inovação, mesmo atuantes em um ambiente com riscos, incerteza e volatilidade. Concluiu-se que a empresa adotou a estratégia no modo adaptativo e, consequentemente, ajustou-se ao ambiente pela escolha estratégica, decorrente da interpretação dos problemas empresariais. Ao longo da história, predominaram os problemas administrativos e de engenharia.

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