O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de História da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientador
Resumen
Este artigo apresenta o processo de organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares realizado no Curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre os anos 2006 e 2007, visando a contribuir com sugestões, subsídios e parâmetros no processo de Formação de Professores. Como fontes de informação, utilizei o Projeto Político-Pedagógico (PPP) desse curso, questionários de perguntas abertas e grupos de discussão, junto aos alunos estagiários e entrevista estruturada junto ao professor orientador de estágios. Constatei que o Curso apresenta carga horária pouco superior à prevista pela legislação vigente para as atividades de Estágio Curricular. No geral, todos os alunos estagiários tiveram um bom relacionamento com o professor orientador de estágio, foram orientados para conseguirem sua vaga de estágio na escola, foram bem recebidos pelas escolas, consideraram sua formação inicial como um momento importante de aprendizagem. Porém, relataram que as escolas não os acompanharam no desenvolvimento do estágio, o que indica não haver ações interativas entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Escolas de Educação Básica (EEB) relativamente comprometidas na Formação Inicial de Professores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-05-30
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Cadernos do Ceom
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.