O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de História da UFSM: envolvimentos de estagiários e orientador
Abstract
Este artigo apresenta o processo de organização e desenvolvimento de Estágios Curriculares realizado no Curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre os anos 2006 e 2007, visando a contribuir com sugestões, subsídios e parâmetros no processo de Formação de Professores. Como fontes de informação, utilizei o Projeto Político-Pedagógico (PPP) desse curso, questionários de perguntas abertas e grupos de discussão, junto aos alunos estagiários e entrevista estruturada junto ao professor orientador de estágios. Constatei que o Curso apresenta carga horária pouco superior à prevista pela legislação vigente para as atividades de Estágio Curricular. No geral, todos os alunos estagiários tiveram um bom relacionamento com o professor orientador de estágio, foram orientados para conseguirem sua vaga de estágio na escola, foram bem recebidos pelas escolas, consideraram sua formação inicial como um momento importante de aprendizagem. Porém, relataram que as escolas não os acompanharam no desenvolvimento do estágio, o que indica não haver ações interativas entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Escolas de Educação Básica (EEB) relativamente comprometidas na Formação Inicial de Professores.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-05-30
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2016 Revista Cadernos do Ceom
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.