Tijolos arqueológicos históricos

considerações sobre os tamanhos dos yellow bricks do Recife, Pernambuco, século XVII

Autores/as

  • Maria Aparecida da Silva Oliveira Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Sérgio Francisco Serafim Monteiro da Silva Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-6580-9052

DOI:

https://doi.org/10.22562/2022.57.10

Palabras clave:

Yellow bricks, Arqueologia histórica , Recife

Resumen

Este artigo apresenta um estudo de tijolos arqueológicos do centro do Recife, Pernambuco. A partir da necessidade de estabelecer parâmetros de análise e posterior interpretação de tijolos amarelos - yellow bricks - que fazem parte da coleção arqueológica do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, foram agrupados um conjunto de dados históricos e procedimentos de análise morfológica da amostra. A metodologia e as técnicas usadas partiram de dados métricos desses objetos de cultura material, associados com dados bibliográficos de artefatos da mesma origem geográfica e sociocultural. A comparação de cor e medidas indicou similaridades entre tijolos holandeses encontrados em outras colônias e 43 tijolos amarelos do bairro do Recife, os quais puderam ser agrupados entre 2 a 4 grupos morfológicos, provindos de olarias ou períodos distintos. 



Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida da Silva Oliveira, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Graduada em História pela Universidade de São Paulo - FFLCH-USP. Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE. Docente de História e Filosofia, Secretaria de Educação de São Paulo - SP

Sérgio Francisco Serafim Monteiro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em História pela Universidade de São Paulo - FFLCH-USP. Mestre e Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Departamento de Arqueologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, Recife - PE.

Publicado

2022-12-20