Tijolos arqueológicos históricos
considerações sobre os tamanhos dos yellow bricks do Recife, Pernambuco, século XVII
DOI:
https://doi.org/10.22562/2022.57.10Keywords:
Yellow bricks, Arqueologia histórica , RecifeAbstract
Este artigo apresenta um estudo de tijolos arqueológicos do centro do Recife, Pernambuco. A partir da necessidade de estabelecer parâmetros de análise e posterior interpretação de tijolos amarelos - yellow bricks - que fazem parte da coleção arqueológica do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, foram agrupados um conjunto de dados históricos e procedimentos de análise morfológica da amostra. A metodologia e as técnicas usadas partiram de dados métricos desses objetos de cultura material, associados com dados bibliográficos de artefatos da mesma origem geográfica e sociocultural. A comparação de cor e medidas indicou similaridades entre tijolos holandeses encontrados em outras colônias e 43 tijolos amarelos do bairro do Recife, os quais puderam ser agrupados entre 2 a 4 grupos morfológicos, provindos de olarias ou períodos distintos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.