Ensinar, aprender, defender, preservar: ensino da história local e educação patrimonial
Resumen
O texto aborda aspectos do ensino de história local como elemento de educação patrimonial e a relação desse ensino com o processo de construção de cidadania. Este trabalho resulta de uma investigação realizada em escolas de Icó, uma cidade com importante registro na história de Ceará, cujo patrimônio histórico tem origem no século XVII. A pesquisa, para dissertação de Mestrado, realizada através de entrevista com professores e de análise documental procurou compreender o enfoque dado à realização do Ensino de História Local no currículo das escolas de Ensino Fundamental. As conclusões do trabalho demonstram que, a partir de tal ensino novas formas de entendimento são engendradas pelo professores e alunos; a relação local / global é ressignificada como elemento de identidade e de cidadania. O ensino de história local estabelece através da educação patrimonial um comprometimento com a preservação e a produção cultural.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-07-15
Número
Sección
Artigos
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.