A congregação das irmãs de Notre Dame e a educação em Maravilha – SC
Abstract
Este artigo apresenta reflexões sobre a relação entre a Companhia Colonizadora Sul Brasil, igreja e a escola. A pesquisa foi realizada a partir de documentação da Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete. O início dos trabalhos da Congregação das Irmãs de Notre Dame no Brasil ocorreu em 07 de julho de 1923, na cidade de Não MeToque - RS. Em 1953, a Madre provincial Maria Irmengarda, da
Província de Santa Cruz, com sede em Passo Fundo-RS, veio a
Maravilha com uma colega para implantar aqui uma escola primária, isso ocorreu em abril de 1957. O grande lema levado a cabo pelas irmãs de Notre Dame era o de prevenir para não remediar. Com esta visão cristã das irmãs, a sociedade regional vai se formando sob essa premissa religiosa, que irá conduzir os costumes, a ética e a moral das famílias. Resumidamente, a então sociedade maravilhense se forma
nos preceitos da filosofia cristã, que dita as regras e a educação no povoado. O acesso aos documentos proporcionou a análise dos métodos pedagógicos empreendidos pelas irmãs e a disciplina rígida da escola. Juntamente com a implantação do Seminário da Sagrada Família, a Igreja vai disciplinando a população. A educação cristã ultrapassava os limites da escola para se alojar nas diversas reuniões do Clube de Mães, conduzida também pelas freiras.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Issue
Section
Artigos
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.