Coisas de Goiás, Maria: desvendando novas tendências da preservação do patrimônio cultural do Brasil.
Resumo
O presente artigo visa recuperar a trajetória de Maria Grampinho na Cidade de Goiás a partir da análise de diversos discursos, contribuindo, assim, para o estudo das novas tendências do patrimônio cultural do Brasil. Busca compreender as mudanças no campo do patrimônio cultural, pautando-se, desse modo, na questão da memória e das representações sociais. Contribui, portanto, para a gestão de uma série discursiva que vem emergindo no cenário da cultura, com novos atores, práticas e efeitos: O reconhecimento do valor do que anteriormente era marginalizado, não-consagrando, no campo do patrimônio. Pretende, assim, fornecer meios para a compreensão de uma nova categoria de símbolos que se instituem na batalha entre lembrança e esquecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar, em nota, a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.