SÍNTESES PROVISÓRIAS DE PESQUISAS COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

enfrentamentos aos desafios do pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8251

Palavras-chave:

Materialismo Histórico e Dialético, Psicologia Sócio-histórica, Núcleos de Significação, Pandemia da covid-19, Educação Básica

Resumo

Frente aos impactos produzidos pela pandemia da covid-19 nas escolas de Educação Básica, o presente artigo objetiva discutir parte dos resultados de uma pesquisa aprovada pela CAPES, analisando os sentidos e significados que professores/professoras da Educação Básica atribuem aos enfrentamentos dos impactos do que foi vivenciado no período da pandemia. Para tanto, a pesquisa se pauta em pressupostos teóricos e metodológicos vinculados ao Materialismo Histórico e Dialético e à Psicologia Sócio-histórica. Metodologicamente, a pesquisa empírica foi desenvolvida tendo como instrumento de produção de dados a entrevista reflexiva e os grupos de discussão. A análise da empiria produzida foi realizada por meio dos Núcleos de Significação (Aguiar; Ozella, 2013; Aguiar; Aranha; Soares, 2021), evidenciando algumas sínteses que serão apresentadas neste artigo. Os resultados da pesquisa evidenciam que a pandemia escancarou e ampliou a exclusão e a segregação que já existiam no sistema educacional. Os professores reconhecem os desafios da docência diante da necessidade de acolhimento social frente à vulnerabilidade social e o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem, questão imbricada com o peso das desigualdades sociais nos processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). Mestrado (1988) e Doutorado (1996) em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores e do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Recebeu Bolsa produtividade PQ 2 em 2018. Publicou 24 artigos em periódicos especializados e 84 trabalhos em anais de eventos. Possui 60 capítulos de livros publicados e participou da organização de 06 livros. Participou de 25 eventos no exterior e 75 no Brasil. Orientou 61 dissertações de Mestrado e 27 de Doutorado, sendo que no momento orienta 4 alunos de Doutorado, 5 de Mestrado Acadêmico, 3 de Mestrado Profissional e 1 de Pós-Doc. Atua na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia Sócio-Histórica. Coordenou um Projeto de Cooperação Acadêmica - PROCAD (2008-2012), realizado em parcerias entre as instituições PUCSP, UFAL, UNISA RJ, com apoio da Capes, e outro PROCAD (2015-2020), realizado entre as instituições PUCSP, UFAL, UFPI, UERN, finalizado em 2019. Coordena desde 2022 o projeto proposto no Edital de Seleção Emergencial IV CAPES , denominado Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola",tendo como IEs parceiras UERN, UNIVILLE e UFPI. Também coordena, desde 2021, o projetoCNPq/MCTI/FNDCT Número 18/2021 para Grupos Consolidados, com o título - Pesquisa Trans-Formação e a Dimensão Subjetiva como recurso teórico metodológico para a apreensão da realidade educacional, sendo a UNITAU a IEs parceira. É líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq - Atividade Docente Subjetividade (GADS).

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - Univille

Pós-Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal (2018). Doutora em Educação na área de concentração Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. Atualmente é coordenadora do PPGE/UNIVILLE. Integra o grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade vinculado à PUC/SP. Integra o GT 85 - Método e Categorias Teóricas na Pesquisa em Psicologia Sócio Histórica da Anpepp. É pesquisadora do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC. Integra o Projeto Interinstitucional Pandemia da Covid-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola, aprovado no Edital de Seleção Emergencial IV CAPES - Impactos da Pandemia (Edital n 12 CAPES, 2021). É membro do Grupo de Estudos em Educação Integral - GEEI-SC.

Maria Vilani Cosme de Carvalho , Universidade Federal do Piauí - UFPI

Tem pós-doutorado (2011), doutorado (2004) e mestrado (1997) em Educação, com área de concentração em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora-pesquisadora da Universidade Federal do Piauí, na categoria associado, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Ciências da Educação, atuando na área e campo da Educação, em especial com a Psicologia da Educação, ministrando disciplinas e orientando Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica, Dissertações e Teses. Tem estudado e publicado sobre temáticas relativas à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos, como: Processos constitutivos da (trans)formação humana pela mediação da educação. Processos constitutivos da identidade do educador. Processos de produção de significados e sentidos da profissão docente, notadamente da formação e da atividade docente. Desenvolvimento profissional do educador, tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico-Dialético, a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico-Críticas em Educação e Formação Humana" (NEPSH). Pesquisadora do grupo de pesquisa Atividade Docente e Subjetividade (GADS), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

AGUIAR, W. M. J. de; VOIGT, J. M. R.; CARVALHO , M. V. C. de. SÍNTESES PROVISÓRIAS DE PESQUISAS COM DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: enfrentamentos aos desafios do pós-pandemia. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8251, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8251. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8251. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Pandemia da COVID-19: um tema ainda necessário na educação