IMPLICAÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8239Palabras clave:
Tecnologias educacionais, Processo de ensino-aprendizagem, Cultura digitalResumen
O objetivo deste artigo é discutir como as práticas educativas vêm sendo afetadas com a implementação intensiva de aparatos digitais na escola. As tecnologias digitais estão presentes no cotidiano das pessoas e têm facilitado as atividades pessoais e profissionais. Todavia, as tecnologias digitais não são isentas de intencionalidade e têm sido utilizadas com propósitos mercadológicos, de controle e de alienação. Esse fenômeno faz parte da realidade da escola, trazendo para o percurso educativo as problemáticas, as contradições e as potencialidades inerentes às tecnologias digitais. Para refletir sobre esse fenômeno, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com autores, como Selwyn (2013, 2016, 2017), que alertam sobre como as tecnologias digitais estão afetando os sujeitos envolvidos no processo educativo, além de provocar exclusão para aqueles que não têm acesso à internet e aos aparatos tecnológicos. Para Ball (2018), os interesses das grandes empresas internacionais de tecnologias de informação perpassam as políticas educacionais ao enfatizarem a necessidade da digitalização das escolas. No ideário capitalista, a educação é transformada em mercadoria e passível de ser um negócio lucrável (Frigotto, 2021). Os autores estudados afirmam que não é uma questão de demonizar as tecnologias digitais, mas de refletir criticamente sobre o seu papel na formação das novas gerações, considerando uma educação emancipadora, ética e comprometida com os valores humanos de uma sociedade para/de todos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








