IMPLICAÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8239

Palabras clave:

Tecnologias educacionais, Processo de ensino-aprendizagem, Cultura digital

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir como as práticas educativas vêm sendo afetadas com a implementação intensiva de aparatos digitais na escola. As tecnologias digitais estão presentes no cotidiano das pessoas e têm facilitado as atividades pessoais e profissionais. Todavia, as tecnologias digitais não são isentas de intencionalidade e têm sido utilizadas com propósitos mercadológicos, de controle e de alienação. Esse fenômeno faz parte da realidade da escola, trazendo para o percurso educativo as problemáticas, as contradições e as potencialidades inerentes às tecnologias digitais. Para refletir sobre esse fenômeno, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com autores, como Selwyn (2013, 2016, 2017), que alertam sobre como as tecnologias digitais estão afetando os sujeitos envolvidos no processo educativo, além de provocar exclusão para aqueles que não têm acesso à internet e aos aparatos tecnológicos. Para Ball (2018), os interesses das grandes empresas internacionais de tecnologias de informação perpassam as políticas educacionais ao enfatizarem a necessidade da digitalização das escolas. No ideário capitalista, a educação é transformada em mercadoria e passível de ser um negócio lucrável (Frigotto, 2021). Os autores estudados afirmam que não é uma questão de demonizar as tecnologias digitais, mas de refletir criticamente sobre o seu papel na formação das novas gerações, considerando uma educação emancipadora, ética e comprometida com os valores humanos de uma sociedade para/de todos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville - Univille

Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora da UNIVILLE, atuando no curso de Letras e no Mestrado em Educação. Participante dos grupos de pesquisa Letrafor e Getrafor. Realiza pesquisa sobre a formação, trabalho docente e tecnologias digitais.

Adriana Gomes Alves, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutora em Educação (UNIVALI), Mestre em Engenharia de Produção e Bacharel em Ciência da Computação (UFSC), professora dos cursos de Ciência da Computação e Design de Games e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Psicologia (PPGP) da Universidade do Vale do Itajaí.

Victor Alexandre Ferreira de  Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutorando no Programa de Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP, com bolsa CAPES/BRASIL. Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Especialista em Psicologia e Educação pela Universidade Paulista - UNIP. Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2025-10-02

Cómo citar

PESCE, M. K. de; ALVES, A. G.; ALMEIDA,V.A.F.de . IMPLICAÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8239, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8239. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8239. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Pandemia da COVID-19: um tema ainda necessário na educação