ARQUITETURA PEDAGÓGICA ALFABELETRAR

um novo olhar sobre o processo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7802

Palavras-chave:

Alfabetização, Tecnologia, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo aborda a inserção da tecnologia para auxiliar no desenvolvimento do processo de alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental. Com o ensino remoto tornando-se realidade no ano de 2020, fizeram-se cada vez mais essenciais os recursos tecnológicos para a aprendizagem das diversas áreas do conhecimento, sobretudo para o processo de alfabetização. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é no sentido de auxiliar os alunos no desenvolvimento da alfabetização. A metodologia de pesquisa assume a abordagem de uma pesquisa-ação, na qual foi construída uma arquitetura pedagógica envolvendo um jogo digital, utilizado como um projeto piloto em duas turmas, um 2º e um 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Porto Alegre/RS. A presença dessa arquitetura pedagógica e do jogo digital apresentou como resultados o estímulo à cooperação e motivação, além de propiciar a aprendizagem da ortografia e o aumento do vocabulário dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Deitos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em informática na educação - Doutoranda em Educação na UFRGS. Professora na Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Rosane Aragón, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

DEITOS, F.; ARAGÓN, R. ARQUITETURA PEDAGÓGICA ALFABELETRAR: um novo olhar sobre o processo de alfabetização . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e7802, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.7802. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7802. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua