Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015)

Autores/as

  • Roberta Gama Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Gabriel Humberto Muñoz Palafox Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i45.3933

Palabras clave:

Informática, teoria educacional, processo de ensino-aprendizagem, novas tecnologias.

Resumen

O presente artigo é resultado da dissertação em nível de mestrado que teve como objetivo analisar a implantação e implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus de Formosa (2010-2015). O estudo é orientado pela abordagem do Materialismo Histórico-Dialético (MARX;ENGELS, 2007). Os resultados apontaram que a implementação do PROEJA no IFG-Campus de Formosa seguiu a lógica da escolarização para o trabalho. Outra questão evidenciada refere-se à ausência de espaços de diálogos/discussões na Instituição, o que impede os agentes sociais de realizar momentos de reflexões críticas acerca do programa. Diante dos limites e contradições evidenciados no processo de implementação do PROEJA no estudo, acredita-se que a Instituição deve assumir a política do PROEJA como uma proposta de educação capaz de contribuir com a superação de entraves ideológicos e de processos de gestão verticalizados presentes na condução das políticas públicas educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberta Gama Brito, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Assistente Social na Universidade Federal do Tocantins Campus de Arraias

Gabriel Humberto Muñoz Palafox, Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais

Doutor em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, lotado na Faculdade de Educação Física - FAEFI e professor permanente, membro da linha de Estado, Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

BRITO, R. G.; MUÑOZ PALAFOX, G. H. Entre o prescrito e o vivido: o PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus de Formosa (2010-2015). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 162–181, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i45.3933. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3933. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua