Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia

Autores/as

  • Fernando Linhares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Silvania Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1608

Palabras clave:

Strategic decisions, actions, outcomes, hospitals, complex organizations.

Resumen

O presente artigo é derivado da síntese de uma dissertação de mestrado, na qual discutimos a relação que existe entre os conceitos de educação formal, não-formal e informal com os conceitos de ensino, divulgação e popularização em um contexto de educação em Astronomia. Investigamos objetivos de um grupo de professores que realizam visitas escolares regulares a um observatório astronômico identificados pelo perfil traçado por meio de registro de cerca de 27 mil fichas de visitantes. Desta maneira, foi possível entender como ambientes, considerados de educação não-formal, são utilizados por professores, e assim verificar a validade da classificação dos contextos educacionais e dos espaços educacionais, de acordo com os processos educativos que ocorrem nestes locais.

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Biografía del autor/a

Fernando Linhares, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela UFMG, graduado em Física pela UFMG.

Silvania Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. 

Publicado

2014-08-20

Cómo citar

LINHARES, F.; NASCIMENTO, S. Astronomia na escola e no observatório astronômico: os contextos educacionais aplicados à educação em astronomia. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 129–148, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1608. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1608. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Apresentação do Dossiê