MÃES ACADÊMICAS DO ENSINO SUPERIOR

um estudo qualitativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8120

Palabras clave:

Maternidade, Universidade, Ensino Superior, Gênero

Resumen

O objetivo do estudo foi compreender os desafios da trajetória universitária de mães acadêmicas do ensino superior no interior do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fruto de um projeto de iniciação cientifica realizado no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas. Onze mulheres acadêmicas do ensino superior que são mães foram entrevistas e os dados foram analisados via procedimento de Análise Temática. Como resultados, construímos três temas: 1) Discriminação na universidade; 2) Lugar do progenitor na vida dos filhos de mães acadêmicas e 3) Maternidade e evasão acadêmica, que discutem desafios vivenciados que precisam ser superados para a conquista do ensino superior de mulheres que sejam mães. Observamos que a maternidade funciona como uma forma de barreira a formação superior de mulheres sendo constituída como um fator de vulnerabilidade a evasão acadêmica. A falta de redes de apoio para o cuidado do filho faz com mães acadêmicas estejam sempre no limiar entre a exaustão e a sobrecarga, de forma que as relações sociais na universidade muitas vezes pioram o cenário a partir da violência de gênero e violência simbólica. Quanto aos progenitores homens, a estes, socialmente é reservado a paternidade “facultativa” e quando o pai exerce funções de cuidado e apoio a mulher, esse cuidado foi relacionado diretamente ao relacionamento conjugal (só ‘ajuda’ porque são casados), mas a responsabilidade da criação do filho ainda foi integralmente relacionada a mulher.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nazilene Oliveira da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas. Membro do grupo de pesquisa Relações de Gênero, Sexualidade e direitos humanos (CNPq).

Daniel Cerdeira de Souza, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Líder do grupo de pesquisa Relações de Gênero, Sexualidade e direitos humanos (CNPq).

Publicado

2025-07-25

Cómo citar

OLIVEIRA DA SILVA, N.; SOUZA, D. C. de. MÃES ACADÊMICAS DO ENSINO SUPERIOR: um estudo qualitativo. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8120, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8120. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8120. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua