OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE UMA PESSOA CEGA
desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7782Palabras clave:
Deficiência visual, Cegueira, EscolarizaçãoResumen
Este estudo teve como objetivo acompanhar a historicidade sobre o narrado referentes aos processos de escolarização de uma pessoa cega, ou seja, o conjunto de práticas que se dão nos movimentos vividos sob as quais ocorrem alguns processos formativos. Como perspectiva teórica, conta com as contribuições de Boaventura de Sousa Santos, das quais traz alguns conceitos, problematizando o vivido da/pela pessoa participante do estudo. Assume a história de vida como perspectiva teórico-metodológica, em que, ao narrar, a pessoa pode refletir sobre o contexto. Participou do estudo uma pessoa cega residente no Espírito Santo. As informações se apresentam ora com fortes traços de uma escolarização em uma perspectiva inclusiva, ora permeadas por situações excludentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








