ESCOLA INCLUSIVA, DIVERSIDADE E GESTÃO ESCOLAR: O que dizem gestores de escolas públicas do Rio Grande do Norte

Autores/as

  • Crislane Barbosa Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v24i1.7244

Palabras clave:

Escola inclusiva, Gestão escolar, Educação e diversidade

Resumen

Este trabalho buscou analisar percepções de gestores de escolas públicas sobre a relação entre educação, diversidade e escola inclusiva. A pesquisa pautou-se em uma perspectiva teórica qualitativa nos moldes definidos por Ludke e André (2015). A atenção aos métodos de construção e procedimentos de análise de dados tomou como base, além de pesquisa bibliográfica, a realização de entrevistas analisadas à luz da perspectiva da análise de conteúdo nos moldes definidos por Bardin (2011). A análise das percepções dos sujeitos levou em consideração o que, sobretudo Chartier (1990) considera como representações. O entendimento sobre a instituição escola pauta-se nas proposições de Charlot (1979, 2009, 2013, 2018). Diversidade, aqui, não se limita à esfera cultural e não se confunde com as diferenças, portanto, considera as origens, as permanências e as implicações das desigualdades. Se por um lado, identificou-se cuidado com o politicamente correto no uso das palavras; por outro lado, equívocos conceituais foram correntes nas narrativas dos gestores escolares quanto à diversidade e à escola inclusiva. Constatou-se a ausência de conhecimentos e experiências formativas continuadas sobre o assunto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Diversidade (GEPHED/UFRN).

Citas

AZEVEDO, Crislane B. Percepções de professores e gestores escolares de escolas públicas sobre educação e diversidade. Relatório de Pesquisa (Pós-doutorado em Educação). 2021. Universidade Federal de Sergipe. 419 p.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Entrevistas. In: BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994, p. 134-139.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, 2008.

BRASIL. Decreto nº. 7.611 – Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências, de 17 de novembro de 2011. Brasília, 2011.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP no. 2/2015, de 01 de julho de 2015 – Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2015.

CANTARELLI, Juliana M.; GENRO, Maria Elly H. Professores e diversidade na sala de aula: desconstruindo preconceitos e potencializando cidadania. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p. 280-297, mai./ago. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5243. Acesso em: 05 jan. 2021

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica. Tradução Maria José do Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez, 1979.

CHARLOT, Bernard. A escola e o trabalho dos alunos – conferência. Sísifo: Revista de Ciências da Educação. n. 10, p. 89-96, set.-dez/2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/165. Acesso em: 10 ago. 2020

______ . Da relação com o saber às práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2013.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel, 1990.

COLARES, Anselmo A.; SOUZA, Rosana R. Educação e Diversidade: interfaces e desafios na escola de tempo integral. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 247-266, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643713. Acesso em: 2 set. 2020.

COPPETE, Maria Conceição; FLEURI, Reinaldo M.; STOLTZ, Tânia. Educação para a diversidade numa perspectiva intercultural. Revista Pedagógica – UNOCHAPECÓ. Chapecó, ano 15, n. 28, v. 01, p. 231-262, jan./jun. 2012. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1366. Acesso em: 9 maio 2022.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n. 24, p. 213-225, 2004. Paraná: Editora UFPR. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2216. Acesso em: 4 jun. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEITE, Maria Aparecida. Diversidade cultural no contexto escolar. Monografia (especialização em fundamentos da educação). 2014. Universidade Estadual da Paraíba. 54 p.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E. P. U. 2015.

LUSTOSA, Amanda F. M.; ROSA, Lúcia C. dos S. Reflexões sobre educação para a diversidade: problematizando a construção da cidadania na academia. Revista Eletrônica Informe Econômico. ano 1, n. 1, ago. 2013. p. 27-34. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/ie/article/view/1798. Acesso em: 21 set. 2020.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 387-559, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KgF8xDrQfyy5GwyLzGhJ67m/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 1 out. 2020.

RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. in: RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n13/n13a02.pdf. Acesso em: 6 jul. 2019.

TAVEIRA, Ana C. F.; SANTOS, Maria L. dos; PEREIRA, Edna L. M. O direito à educação e o tratamento da diversidade na escola. Novos Direitos – Revista Acadêmica do Instituto de Ciências Jurídicas. Goiânia, v. 2, n. 1, p. 88-100, Jan.Jun.2015. Disponível em: http://www.revistas.unifan.edu.br/index.php/RevistaICJ/article/view/72. Acesso em: 3 out. 2020.

Publicado

2022-11-12

Cómo citar

AZEVEDO, C. B. ESCOLA INCLUSIVA, DIVERSIDADE E GESTÃO ESCOLAR: O que dizem gestores de escolas públicas do Rio Grande do Norte. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–25, 2022. DOI: 10.22196/rp.v24i1.7244. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7244. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê: Gestão na educação: políticas e práticas