DECOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS

Diálogos possíveis com a escola indígena

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6540

Palabras clave:

Currículo; Escola Indígena; Pensamento Decolonial

Resumen

Este artigo caracteriza-se como um ensaio teórico com foco no conceito de currículo decolonial e investiga as relações que essa proposição traz para pensar a produção curricular junto à escola indígena. Os debates na literatura educacional articulam-se a partir das diferentes significações de currículo. Para isso, recorremos a um método de análise conceitual, originalmente proposto por Coombs e Daniels (1991), que possibilita investigar um conceito em um conjunto de textos. Por meio dessa metodologia busca-se desdobrar o conceito de currículo decolonial, procedendo a partir de uma leitura interpretativa da noção de currículo. Num primeiro momento o texto aborda o conceito de currículo, a partir de um conjunto delimitado de perspectivas teóricas encontradas na literatura educacional da área. No segundo momento, o texto dirige-se as discussões sobre currículo decolonial. Por fim, apresentamos as considerações sobre currículo numa perspectiva da qual discutimos e refletimos o conceito de escola indígena a partir das experiências de formação de Professores Indígena no estado do Amazonas.

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Biografía del autor/a

ROBERTO SANCHES MUBARAC SOBRINHO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UEA. Grupo de Pesquisa, Infância e Educação no Contexto Amazônico. E-mail: rsobrinho@uea.edu.br 

Ádria Simone Duarte de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda em Educação PROPED/UERJ. Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia. E-mail:  asduarte@uea.com.br

Célia Aparecida Bettiol, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UEA. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia. E-mail: celiabbettiol@gmail.com

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Publicado

2021-10-28

Cómo citar

SANCHES MUBARAC SOBRINHO, R.; SIMONE DUARTE DE SOUZA, Ádria; APARECIDA BETTIOL, C. DECOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: Diálogos possíveis com a escola indígena . Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–19, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6540. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6540. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê: SABERES, MOVIMENTOS E EDUCAÇÃO: diálogos (in)comuns