COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6019

Palabras clave:

Neuroeducação. Cérebro. Educação. Aprendizagem.

Resumen

O artigo objetiva investigar como se dá a compreensão do processo de aprendizagem segundo as contribuições da neuroeducação, haja vista a necessidade de estratégias didáticas que respeitem as especificidades de cada aluno e que promovam condições para que estes avancem em seus processos de aprendizagem.  Assim, esse estudo se desenvolveu a partir de uma revisão de literatura científica em artigos publicados entre janeiro de 2009 a janeiro de 2019, na base de dados SciELO. Além desses estudos, também livros sobre o tema foram utilizados para a estruturação do artigo. O período do estudo transcorreu de setembro de 2009 a dezembro de 2019. Com essa revisão de literatura, percebe-se uma convergência entre os estudos dos diversos autores que apontam que os estudos de neuroeducação podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias que auxiliam o aluno em sua aprendizagem e com embasamento científico, sobretudo respeitando a forma como o cérebro funciona. O estudo também aponta que os conhecimentos agregados às neurociências podem contribuir substantivamente para a educação e, ainda, melhorar a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.

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Biografía del autor/a

Claudio Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Centro Universitário Barriga Verde/SC. E-mail: claudiopoeta@yahoo.com.br

Márcia Nóbile, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, RS, BR

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação Em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: marciafinimundi@gmail.com

Lívia Regina Saiani Crespi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, RS, BR

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da pós-graduação em Neurociências e Gestão Escolar na Faculdade São Marcos de Caxias do Sul/RS. E-mail: saianicrespi@gmail.com

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Publicado

2021-04-05

Cómo citar

COSTA, C.; NÓBILE, M.; CRESPI, L. R. S. . COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: as contribuições da Neuroeducação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 23, p. 1–28, 2021. DOI: 10.22196/rp.v22i0.6019. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6019. Acesso em: 5 dic. 2025.

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