Eficientismo: nomeando as tais barreiras invisíveis presentes na vida de alunos com deficiência

Autores/as

  • Patrícia Monteiro Lacerda PUC-Rio/FAPERJ

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v7i15.4220

Palabras clave:

osteoartrose, hidroterapia, dor, aptidão física

Resumen

Uma campanha iniciada ano passado, na Inglaterra, pelos direitos das pessoas com deficiência trouxe a tona o conceito de disablism (deficientismo) definido como 'discriminação, opressão ou comportamento abusivo advindo da crença de que as pessoas com deficiência são inferiores às outras'. Neste artigo discutimos algumas estratégias discursivas que vêm sendo empregadas para re-inventar o lugar social das pessoas com deficiência, tentando entender que efeitos essas estratégias podem trazer para as práticas pedagógicas brasileiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Monteiro Lacerda, PUC-Rio/FAPERJ

Psicóloga, Mestre em Educação Brasileira e Doutoranda em Educação pela PUC-Rio com apoio da FAPERJ

Publicado

2018-02-11

Cómo citar

LACERDA, P. M. Eficientismo: nomeando as tais barreiras invisíveis presentes na vida de alunos com deficiência. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 157–180, 2018. DOI: 10.22196/rp.v7i15.4220. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4220. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS