Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI

Autores/as

  • Maria Lucia Marocco Maraschin Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v7i14.4214

Resumen

Este artigo objetiva fazer uma aproximação teórico/metodológica com os referenciais que alicerçam a pedagogia, mais especificamente a pedagogia da infância e a pedagogia do envelhecimento. Trata-se de uma discussão analítico/científica alicerçada numa perspectiva pedagógico/social. O reconhecimento legal da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica pressupõe o desvelamento do processo de envelhecimento biológico, também socialmente construído. Esta reflexão inter-áreas tem o propósito de destacar a necessidade do respeito e valorização do novo, assim como a escuta atenta do velho, constituindo-se assim, a partir desta polarização, parâmetros interdiscursivos e interdisciplinares. Nesta perspectiva, busca-se diálogo com alguns autores com o propósito de forjar reflexões dentro e fora das instâncias formadoras, suscitadas pelas diferentes pedagogias, ora trazidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lucia Marocco Maraschin, Unochapecó

Professora do Centro de Ciências da Educação da UNOCHAPECÓ no Curso de Pedagogia. Especialista em Alfabetização, Educação Popular e Compreensão da Realidade Social, Gestão Institucional e Mestra em Educação PUC/POA/RS.

Publicado

2018-02-11

Cómo citar

MARASCHIN, M. L. M. Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 83–98, 2018. DOI: 10.22196/rp.v7i14.4214. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4214. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS