Alteridade ética e desafios pedagógicos

Autores/as

  • Antonio Sidekum Professor emérito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3836

Palabras clave:

Imprensa, Messianismo, Política

Resumen

O presente texto Alteridade Ética e Desafios Pedagógicos  centraliza-se no principal problema da sociedade contemporânea, apresentando a violência que predomina nos países da América Latina. O texto traz as reflexões do Prof. Dr. José María Tojeira, da Universidade Centro-americana, San Salvador, El Salvador. Mostra o fenômeno da violência e quais seriam possíveis estratégias para superar este mal. A violência social e principalmente das violências é a ausência de programas éticos dos políticos; por isso, predomina a corrupção institucionalizada pela fragilidade do desempenho da justiça em nossos países.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Sidekum, Professor emérito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Dr. Phil. pela Universidade de Bremen, na Alemanha; pós-doutorado pela Universidade de Leipzig, na Alemanha, e pela The Catholic University of America, em Washington/USA. Professor emérito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor visitante e pesquisador na Universidad Centroamericana (UCA) – de San Salvador, El Salvador e da Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda/RJ. Membro do Projeto de Pesquisa: Violação dos Direitos Humanos na ditadura militar no Sul Fluminense/ RJ. Membro do Grupo de Pesquisa: Memória, Subjetividade e Subjetivação no Pensamento Contemporâneo, CNPq, do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Publicado

2017-08-01

Cómo citar

SIDEKUM, A. Alteridade ética e desafios pedagógicos. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 53–62, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i41.3836. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3836. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS