APRESENTACÃO DO DOSSIÊ PANDEMIA DA COVID-19

Um tema ainda necessário na Educação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8562

Keywords:

Pandemia da Covid-19, Educação Básica, Impactos Sociais

Abstract

A pandemia da covid-19, mesmo que de forma desigual, provocou danos locais e globais, sendo que ainda estamos vivenciando seus desdobramentos sanitários, políticos e sociais nos diversos segmentos de atuação humana na sociedade. Frente a esta constatação, neste dossiê apresentamos um conjunto de pesquisas realizadas no Brasil e em países da América Latina (México e Chile), tendo em comum o objetivo de discutir os impactos da pandemia da covid-19 na Educação. Os artigos que enfocam os impactos da pandemia na realidade brasileira provêm de quatro universidades, de diferentes regiões do país (Nordeste, Sul e Sudeste), que integram o projeto “Pandemia da covid-19 e seus impactos na educação básica no Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola”, aprovado no “Edital de Seleção Emergencial IV CAPES – Impactos da Pandemia” (Edital nº 12 – CAPES, 2021). São artigos que abordam temas como: a formação de professores; práticas de alfabetização e letramento digital; tecnologias digitais no ensino remoto; desigualdade social na educação; educação inclusiva; relações vividas na escola na percepção de gestores, professores e estudantes. O dossiê também traz autores latino-americanos, que discutem os impactos da pandemia na sociedade e na educação mexicana, além de aspectos da aprendizagem de crianças e jovens em instituições de ensino chilenas. Vale destacar que, apesar das diferenças entre os países, os autores dos textos têm em comum uma análise crítica da realidade, reafirmando um compromisso ético-político com o direito à educação democrática e emancipatória.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Mercês Bahia Bock, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - Univille

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Júlio Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Published

2025-10-02

How to Cite

BOCK, A. M. B.; VOIGT, J. M. R.; SOARES, J. R. APRESENTACÃO DO DOSSIÊ PANDEMIA DA COVID-19: Um tema ainda necessário na Educação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e8562, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.8562. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8562. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê - Pandemia da COVID-19: um tema ainda necessário na educação