HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL-INCLUSIVA E AS CONTRADIÇÕES EXPOSTAS NA PANDEMIA
necessárias reflexões post festum
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8261Keywords:
Educação inclusiva, Educação especial, Pandemia, Psicologia Sócio-históricaAbstract
Resumo
Com a pandemia do COVID-19, houve um acirramento e desvelamento de precarizações e defasagens históricas carregadas pelas escolas, notadamente a pública. Neste artigo trazemos uma análise da dimensão subjetiva dos impactos da pandemia acerca do processo de escolarização de estudantes com deficiência na perspectiva da Psicologia Sócio-histórica. Consoante aos preceitos marxistas, consideramos o termo post festum, ou seja, a possibilidade de uma análise crítica de um fenômeno depois do calor dos acontecimentos em que se deram, para que possamos apreender a complexidade de suas determinações constitutivas. As discussões apresentadas foram geradas a partir das informações produzidas e analisadas em uma pesquisa em andamento financiada pela CAPES acerca dos impactos da COVID-19 na Educação Básica no Brasil, contando com a participação dos Programas de pós-graduação na área da Educação de quatro universidades: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Joinville (UNIVILLE), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). A construção da análise está sendo realizada por meio do procedimento dos Núcleos de Significação e já vem evidenciando importantes significações por parte dos professores, gestores e estudantes participantes da pesquisa. Contudo chama atenção o silenciamento e ausência de discussões referentes aos estudantes com deficiência. Essa exclusão, aponta para necessidade de refletir sobre como muitos estudantes com deficiência foram excluídos dos processos emergenciais de educação remota; a falta de acessibilidade, como possibilidade de usufruir do direito educacional, dentre outros movimentos excludentes e capacitistas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.








