DESIGUALDADE SOCIAL E OS IMPACTOS DA PANDEMIA NOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO NO CAMPO E NA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.8247Keywords:
Educação do campo, Escola pública, Desigualdades socioeducacionaisAbstract
A desigualdade social ainda é a marca mais forte de nossa sociedade. A pandemia da Covid-19, ao encontrar esta condição social, aprofundou-a, na saúde, nas condições de vida e trabalho e nos processos de escolarização. As possibilidades de continuidade da escola e suas atividades também foram marcadas pela desigualdade. Os resultados de pesquisa evidenciam que há perdas desiguais; as populações pobres têm significativa perda nos resultados da aprendizagem. Este artigo apresenta dois espaços onde os resultados possibilitam conhecer a extensão das perdas e os esforços de escolas públicas que enfrentaram a tragédia: uma escola de educação do campo de um município cearense é um desses espaços; o outro, uma escola pública da cidade de São Paulo em sua mais longínqua periferia. Os estudos destacam os impactos da pandemia na dimensão subjetiva dos processos de escolarização, ou seja, quais significações, sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre a vida escolar em geral, foram constituídas no período e como elas vêm se modificando na retomada da escolarização. Escolhemos trabalhar , neste artigo, com as significações constituídas por gestoras e professores da escola pública de São Paulo e com as significações de professores da escola de educação do campo que participou da pesquisa. As significações estão relacionadas aos impactos da pandemia na escolarização, os desafios vividos com as novas formas de ensino-aprendizagem e aos enfrentamentos que se fizeram necessários, assim como vitórias e afetos que acompanharam o processo.
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