Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância

Authors

  • Heloísa Helena Pimenta Rocha UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v6i13.4204

Keywords:

Aprendizagem na prática. Aprendizagem individual e organizacional. Facilitador e/ou barreira à aprendizagem. Fusão.

Abstract

Este artigo analisa aspectos ligados à criação e atuação da Inspeção Médica Escolar em São Paulo. Examina algumas das práticas de higienização e disciplinamento da infância instituídas nas escolas primárias paulistas, como parte da atuação do corpo de médicos inspetores escolares, detendo-se, mais especificamente, naquelas que se articulam aos intentos de produção de um conhecimento científico sobre a infância. Busca, nesse sentido, responder a algumas indagações que fazem parte de um investimento de pesquisa mais amplo, por meio do qual se procura compreender os vínculos entre as pautas de higienização e os intentos de universalização e modernização do ensino primário em São Paulo, entre o final do século XIX e as décadas iniciais do século XX.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Heloísa Helena Pimenta Rocha, UNICAMP

Doutora cm Educação pela USP. Professora na Faculdade de Educação da UNICAMP e membro do comitê gestor do Centro de Memória da Educação/UNICAMP.

Published

2018-02-11

How to Cite

ROCHA, H. H. P. Do exame da criança à produção do aluno: notas sobre o estudo científico da infância. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 201–218, 2018. DOI: 10.22196/rp.v6i13.4204. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4204. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS