O retrocesso conservador do Projeto “Escola sem Partido”: uma análise ancorada no pensamento de Antonio Gramsci

Authors

  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i42.3832

Keywords:

Dor lombar, Idosos, Terapêutica.

Abstract

Este texto tem por objetivo discutir, a partir do pensamento de Antonio Gramsci, o Projeto de Lei nº 193/2016, denominado de “Escola sem Partido”, em tramitação no Senado Federal (PLS), e as possíveis implicações de sua aprovação para a educação brasileira. Para tanto, apresenta-se a origem e os pressupostos que orientam o Projeto de lei em confronto com alguns escritos do pensador sardo. Ao final, conclui-se que não existe neutralidade na proposta, visto que ela está comprometida com os interesses econômicos, políticos e religiosos que se fazem presentes no pensamento hegemônico que fundamenta a atual forma de sociabilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – USFCar. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Pós-Doutora em Educação – Universidade Tuiuti do Paraná – UTP.

Editora Adjunta da Revista Práxis Educativa – UEPG.

Membro do Corpo Editorial da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe em Revista.

 

Published

2017-12-18

How to Cite

FLACH, S. de F. O retrocesso conservador do Projeto “Escola sem Partido”: uma análise ancorada no pensamento de Antonio Gramsci. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 34–48, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i42.3832. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3832. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Apresentação do Dossiê