Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein

Autores/as

  • Claudia Glavam Duarte
  • Leonidas Roberto Taschetto

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1583

Palabras clave:

História das instituições escolares. Ensino agronômico. Fotografia.

Resumen

Discutimos neste artigo sobre as condições favoráveis oferecidaspela Educação do Campo para o desenvolvimento de experiênciasetnomatemáticas produtivas. Os princípios que fundamentam estamodalidade de educação, aliados a sua forma de organização dos tempose espaços - Pedagogia da alternância -, podem constituir-se em umterreno fértil à investigação de diferentes racionalidades matemáticas láencontradas. Entretanto, tal condição favorável demanda um cuidado, nosentido de não subordinarmos as diferentes racionalidades presentes nocampo à racionalidade acadêmica. É na filosofia de Gilles Deleuze e de FélixGuattari, especialmente nos conceitos de ciência de Estado e ciência nômade,que encontramos as ferramentas que nos permitem problematizar os riscosde transformação dessas racionalidades "menores" em racionalidadesuniversais pela matemática acadêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

DUARTE, C. G.; TASCHETTO, L. R. Educação do campo e etnomatemática: um diálogo entre Deleuze, Guattari e Wittgenstein / Field education and ethnomathematics: a dialogue between De leuze, Guattari a nd Wittgenstein. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 595–614, 2013. DOI: 10.22196/rp.v15i30.1583. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1583. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS