A PESQUISA DE ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.8166

Palavras-chave:

Pesquisa., Círculo hermenêutico., Limites epistêmicos., Objetividade

Resumo

A abordagem teórico-metodológica tematizada neste artigo é regida pelo interesse cognoscitivo da busca do consenso mediado pela razão das múltiplas vozes. Pelo prisma epistemológico, mostram-se os pressupostos das pesquisas do enfoque fenomenológico-hermenêutico. A pergunta-guia da construção do texto foi esta: como entender e garantir a objetividade das pesquisas da abordagem fenomenológico-hermenêutica? Apresenta-se uma compreensão plausível da objetividade do âmbito de objetos das pesquisas desta abordagem e, em atenção a seus limites epistêmicos, alerta-se para necessárias contribuições advindas de outras abordagens teórico-metodológicas. O artigo tematiza os seguintes tópicos: a fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger, criticando o paradigma subjetivista, como base filosófica razoável; a abordagem fenomenológico-hermenêutica:  interpretação e circularidade; a caracterização epistemológica da abordagem fenomenológico-hermenêutica; a questão da objetividade das pesquisas fenomenológico-hermenêuticas e a necessidade do diálogo crítico. Estes movimentos reflexivos, estão perpassados pela preocupação com a devida vigilância epistemológica quanto ao risco de subjetivismo a que estão expostas as pesquisas fenomenológico-hermenêuticas.

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

ARENHART, L. O.; KUHN, M. A PESQUISA DE ABORDAGEM FENOMENOLÓGICO-HERMENÊUTICA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. e8166, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.8166. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/8166. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Pesquisa em Educação: perspectivas teórico-metodológicas