AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NAS IES COMUNITÁRIAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v26i1.7947

Palavras-chave:

Internacionalização, Internacionalização do Currículo (IdC), Instituições Comunitárias, ABRUC, Avaliação da Internacionalização

Resumo

Este artigo analisa como a internacionalização do currículo (IdC) vem sendo desenvolvida nas instituições de ensino superior comunitárias vinculadas à Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC). A partir dessa análise, apresenta um conjunto de indicadores para a avaliação do desenvolvimento da IdC nas instituições de ensino superior (IES). Em termos metodológicos, trata-se de um estudo descritivo, de abordagem mista, delineado na forma de levantamento, realizado junto às IES vinculadas à ABRUC. A coleta de dados foi feita a partir da utilização de dois questionários, com questões abertas e fechadas e entrevistas. Os participantes da pesquisa foram os assessores de relações internacionais, ou cargo equivalente, além de professores envolvidos com IdC nas IES participantes. Os resultados indicam que a IdC exige o engajamento de toda comunidade acadêmica e atividades de formação constantes para docentes e técnicos; planejamento, avaliação e revisão são essenciais ao desenvolvimento da internacionalização do currículo; as tecnologias digitais têm possibilitado a realização de diferentes atividades para internacionalização do currículo; as IES pesquisadas estão distribuídas em 3 grupos, conforme o nível de desenvolvimento da IdC. Concluímos que, por meio de experiências internacionais, presenciais ou virtuais, é possível desenvolver no estudante competências e habilidades para atuar no mundo globalizado e intercultural, formando cidadãos mais sensíveis, flexíveis, abertos para novas experiências e, também, mais preocupados com soluções para problemas globais e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nessa direção, a IdC apresenta-se como um caminho promissor.

Biografia do Autor

Liana Sonza, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Analista de Relações Nacionais e Internacionais na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Odilon Luiz Poli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Graduado em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste - FUNDESTE- (1982), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, Inovação, formação de professores, metodologias de ensino, metodologia do ensino superior, tecnologias digitais e educação. Possui experiência profissional em gestão universitária, atuando como pró-reitor de Pesquisa, extensão e pós-graduação, vice-reitor de graduação e reitor. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, onde atua com foco na formação de professores, inovação e tecnologias digitais e educação.

 

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Publicado

2024-06-02

Como Citar

SONZA, L.; POLI, O. L. AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO NAS IES COMUNITÁRIAS BRASILEIRAS. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.22196/rp.v26i1.7947. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7947. Acesso em: 3 jul. 2024.

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