CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7795

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Pessoas Idosas, Inclusão, Educação ao longo da vida

Resumo

Este estudo investiga, ao longo das décadas (1920- 2020), como as políticas educacionais brasileiras consideraram a inclusão da população idosa no sistema educacional. O problema de pesquisa está centrado em entender se a legislação e as oportunidades educacionais ofertadas no Brasil contemplaram os direitos de educação desse grupo. A pesquisa revelou que, ao longo desse tempo, as políticas públicas de ensino pouco consideraram as necessidades da pessoa idosa. Nota-se que esse grupo não foi o foco principal e que, em grande parte, a legislação se destinou a jovens fora da faixa escolar. Finalmente, o panorama histórico fornece uma visão crítica e abrangente da evolução das políticas educacionais no Brasil apontando os principais marcos educacionais para a população idosa, destacando a importância de considerar a educação ao longo da vida como um meio de promover a dignidade do envelhecimento e a ressignificação da velhice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Rocha Santos, Universidade de Brasília

É doutoranda e mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional na linha de Políticas Públicas na Universidade de Brasília - UnB. É especialista em Marketing Cadeia de Valor e Comunicação e Semiótica. Possui graduação em Jornalismo (2008) e graduação em Relações Públicas (2005). É professora Substituta (2023- ) e colaboradora (2017 - ) da Universidade de Brasíia e professora do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) (2021-). Foi Gerente de Comunicação no edital da Petrobras Socioambiental, realização do Instituto Perene, do Projeto Fogão do Mar(2020-2021). Trabalhou como Assessora de Comunicação na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - Finatec (2018/2020). Foi Procuradora Institucional do Centro Universitário de Brasília UniCEUB conduzindo e apoiando os processos Avaliativos e Regulatórios da Instituição (2015/2017). Foi Membro da CPA - Comissão Própria de Avaliação (UniCEUB)(2015/2017). Tem experiência na área de Educação presencial e EAD. Mais de 15 anos trabalhando com Assessoria de Comunicação e Marketing Estratégico em instituições de ensino, fundações e Institutos. Atualmente é vice presidente de AJICEDE- Asociación de Jóvenes Investigadores en Ciencias Económicas y Dirección de Empresas (http://www.ajicede.com). Co-Criadora da Plataforma TEMAC- Teoria do Enfoque Metaanalítico Consolidado, para estudos de bibliometria (www.pesquisatemac.com) Atua como docente ministrando nos cursos de Administração, Agronegócio, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing, Gestão de Redes Sociais, Eventos e Secretariado. Trabalha principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Envelhecimento Populacional, Comunicação e Mídia, Comunicação Organizacional, Comportamento do Consumidor, Marketing e Tecnologias da Informação e Comunicação. Google scholar (https://scholar.google.com.br/citations?user=DizRXawAAAAJhl=pt-BR)

Áurea Eleotério Soares Barroso, Universidade de São Paulo

Pedagoga
Pós-doutoranda em Gerontologia EACH-Usp

Leides Barroso Azevedo Moura, Universidade de Brasília - Unb

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), licença registrada (RN) pelo New York Board of Education-USA (2000-2025). Post Doutoral Study at University College London (2014), Post Doutoral Study at the Office of Global Health Education at Weil Cornell Medical College (2018). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2009). Mestrado em Ciências da Enfermagem pela Western Connecticut State University nos Estados Unidos (2001). Enfermeira de Saúde Pública do Departamento de Saúde de Nova York por seis anos. Professora Associada da Universidade de Brasília. Orienta trabalhos de PIBIC, Conclusão de Curso, Mestrado e Doutorado em temas relacionados à potência e desafios do envelhecer, isolamento social e solidão de pessoas idosas, velhice, idadismo e interseccionalidade, violências contra pessoas idosas, Determinantes Sociais de Saúde, Promoção de Saúde e Universidade Promotora da Saúde. Coordena o Grupo de Trabalho "Envelhecimento Saudável e Participativo" (GTESP/DAC/DASU) da Universidade de Brasília, o Grupo de Pesquisa "Envelhecer Cidadão" (Diretório CNPq), a articulação Centro Oeste da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS), o Programa de Extensão "Envelhecimento Saudável e Participativo com cidadania: UnB como Universidade Promotora de Saúde com a Profa Marisete Safons e o Projeto de Extensão de Ação Contínua PEAC "Construindo uma universidade para todas as idades".

Marília Miranda Forte Gomes

Bacharel em Estatística pela Universidade de Brasília - UnB (2005). Mestre (2008) e Doutora (2011) em Demografia pelo programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional Cedeplar/FACE/UFMG. Atualmente é Professora Associada da Faculdade do Gama (FGA) da Universidade de Brasília (UnB), Professora Colaboradora da Especialização em Engenharia Clínica, Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação internacional (PPGDSCI). No momento é coordenadora do PPG em Engenharia Biomédica e Secretária Geral da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP). Áreas de interesse: Probabilidade e Estatística, Estatística Aplicada, Métodos Quantitativos Aplicados às Engenharias, Ciências Contábeis e Atuariais/Administração/Ciências Sociais/Relações Internacionais/Saúde/Ciências biológicas, População e saúde, Técnicas de Análise Demográfica, Envelhecimento, Projeções de População, Mortalidade, Previdência e tecnologias voltadas para subgrupos populacionais específicos. 

Referências

BARSANTE, Amanda Pedrosa. Educação de jovens e adultos no município de Ouro Preto-MG: oferta, currículo, material didático e espaço físico. 2020. Acesso em 1 de setembro de 2023 https://repositorio.ufop.br/handle/123456789/12614

BELTRÃO, Kaizô Iwakami; ALVES, José Eustáquio Diniz. A reversão do hiato de gênero na educação brasileira no século XX. Cadernos de Pesquisa, v. 39, p. 125-156, 2009.

BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum. Education, v. 34, n. 2, 2012.

BUTLER, Robert N. Psychiatry and the elderly: an overview. The American Journal of Psychiatry, 1975.

BUTLER, Robert N. Dispelling ageism: The cross-cutting intervention. The Annals of the American

Academy of Political and Social Science, v. 503, n. 1, p. 138-147, 1989.

CACHIONI, Meire. Universidades da terceira idade: das origens à experiência brasileira. Velhice e sociedade. Campinas: Papirus, p. 141-178, 1999.

COLETI, Laura Maria Baron. Do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) aos Programas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) atuais: evolução ou manutenção das práticas pedagógicas. Marília: UNESP, 2012.

DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, v. 32, n. 02, p. 185-191, 2009.

DA SILVA, Giseli Serrano; MARTINS, Maria Sara Abdalla. Educação de jovens e adultos (EJA): a luta pelo. Nucleus, v. 9, n. 1, p. 231-240, 2012.

DA SILVEIRA, Michele Marinho; PASQUALOTTI, Adriano; COLUSSI, Eliane Lucia. Educação gerontológica, envelhecimento humano e tecnologias educacionais: reflexões sobre velhice ativa. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 17, n. 2, 2012.

DE MORAES AGUDO, Marcela; DE CAMPOS TOZONI-REIS, Marília Freitas; TEIXEIRA, Lucas André. Reflexões sobre a educação no projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil. Revista Pedagógica, v. 20, n. 45, p. 182-206, 2018.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, VERA. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, v. 21, p. 58-77, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 4, n. 6, 1987.

IVERSEN, Thomas Nicolaj; LARSEN, Lars; SOLEM, Per Erik. A conceptual analysis of ageism. Nordic psychology, v. 61, n. 3, p. 4-22, 2009.

JANUZZI, Gilberta Martino. Confronto pedagógico: Paulo Freire e Mobral. 3. ed. São Paulo: Cortez: Autores associados, 1987.

KACHAR, Vitória. A terceira idade e o computador: interação e produção num ambiente educacional interdisciplinar. Doutorado, PUC-SP, Brasil, 2001.

LOPES, Selva Paraguassu; SOUSA, Luzia Silva. EJA: uma educação possível ou mera utopia. Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), v. 5, p. 75-80, 2005.

MOURA, L.B.A., BONICENHA, R. C., OLAYA, E; BARROSO, A. Dossiê "A multidimensionalidade das velhices: perspectivas envelhecimento séc.XXI". Percursos, v. 24, p. 1-7, 2023.

MASCARELLO, Débora Cristina. História da educação brasileira: Os cursos Profissionalizantes do Colégio Polivalente. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2006.

MORAIS, Rafael de Freitas. Efetivação do direito à Educação nas políticas públicas para jovens e adultos no Estado de Minas Gerais. 2007. Monografia (Conclusão de Curso)–Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Belo Horizonte, 2007.

NIEROTKA, R.L., and TREVISOL, J.V. Desigualdades sociais e elitismo da educação superior brasileira. In: Ações afirmativas na educação superior: a experiência da Universidade Federal da Fronteira Sul [online]. Chapecó: Editora UFFS, 2019, pp. 13-39. ISBN: 978-65- 5019-009-5. https://doi.org/10.7476/9786550190071.0002 .

PAULA, Rouseane da Silva. Universidade da Maturidade–uma proposta de educação permanente para a educação de jovens e adultos. Revista Iberoamericana de Educación, n. 44/1, p. 1-9, 2007.

PASSERON, Jean Claude; BOURDIEU, Pierre. La reproduction. Eléments pour, 1970.

PEIXOTO, Patrícia E. Do PLANFOR ao PNQ: uma análise comparativa sobre os planos de qualificação no Brasil. Mestrado em Política Social) Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, 2008.

RODRIGUES, Patrícia Mattos Amato; MAFRA, Simone Caldas Tavares; PEREIRA, Eveline Torres. A EDUCAÇÃO DE tS NA VEJA E NA FOLHA DE SÃO PAULO: dados para uma análise crítica. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 473-506, 2019.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil-1930/1973. In: História da educação no Brasil-1930/1973. 2011. p. 267-267.

SANTOS, Maíra Rocha. Escolaridade e envelhecimento: panorama das políticas públicas e marco regulatório no Brasil-1991 a 2011. 2019. Acesso em 01 de setembro de 2023 < http://www.realp.unb.br/jspui/bitstream/10482/35200/1/2019_Ma%C3%ADraRochaSantos.pdf >

SANTOS, Maíra Rocha; GOMES, Marília Miranda Forte; MOURA, Leides Barroso Azevedo. Envejecimiento en Brasil: los derechos de los adultos mayores y la educación. Revista Científica UISRAEL, v. 10, n. 1, p. 13-25, 2023. https://doi.org/10.35290/rcui.v10n1.2023.646

SESC - PUC - Certificação Digital n 0410376/CA - O Serviço Social do Comércio (SESC) no atendimento à pessoa idosa. São Paulo, 1999. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11345/11345_4.PDF . Acesso em 12 de janeiro de 2023.

SILVA, Renata Adriana Gomes da. Depressão e autoestima em idosos participantes da Universidade Aberta a Maturidade: Um estudo de prevalência. 2014.

SILVESTRE, Carlos Alberto S. Educação/Formação de Adultos – como dimensão dinamizadora do sistema educativo/formativo. Lisboa, Portugal, Instituto Piaget, 2003

SOUZA JÚNIOR, José Ronaldo de Castro; LEVY, Paulo Mansur. Impactos do declínio do bônus demográfico sobre a oferta de mão de obra e o crescimento econômico no período 2014-2030. 2014.

STRELHOW, Thyeles Borcarte. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR on-line, v. 10, n. 38, p. 49-59, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

ROCHA SANTOS, M.; ELEOTÉRIO SOARES BARROSO, Áurea; BARROSO AZEVEDO MOURA, L.; MIRANDA FORTE GOMES, M. CONFIGURAÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: houve espaço para as pessoas idosas?. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7795. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7795. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida