COMPARTILHANDO SABERES: experiências de educação não formal para pessoas idosas

Autores

  • Narjara Incalado Garajau Instituto Anima Educação
  • Naiane Loureiro dos Santos Instituto Anima Educação
  • Cleber Jovino da Silva Instituto Anima Educação

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7792

Palavras-chave:

Educação não formal, Envelhecimento, Universidade aberta a pessoa idosa, Pedagogia freiriana

Resumo

O objeto de estudo deste artigo foi a educação não formal praticada em espaços destinados ao público idoso denominados “Universidades Abertas”, conforme determina o artigo 25 do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003). Pretendeu-se, por meio de revisão bibliográfica e da sistematização de registros de experiências, um estudo de caso de um Programa denominado como Universidade Aberta à Pessoa Idosa, realizado por uma Organização da Sociedade Civil conhecida como Instituto Ânima. Com o objetivo de corroborar com análises sobre educação ao longo da vida, envelhecimento ativo, direitos das pessoas idosas e educação não formal, buscou-se apontar  parâmetros de análise e considerações sobre a metodologia de ensino adotada como estratégia de alcance ao público 60+, bem como refletir sobre conceitos relevantes à temática proposta, em diálogo com a Pedagogia freiriana.

 

Biografia do Autor

Narjara Incalado Garajau, Instituto Anima Educação

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local; Especialista em Gestão Pública Municipal; Pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Graduada em Serviço Social e Pedagogia. Docente do Centro Universitário UNA, Docente Anima Educação. Pesquisadora e assessora Instituto Ânima Educação. 

Naiane Loureiro dos Santos, Instituto Anima Educação

Doutora e Mestre em Ciências Sociais; Graduada em Filosofia, especialista em Temas Filosóficos . Professora dos Centros Universitários UNA e UNIBH. Gerente de Serviços de Extensão e Inovação Social no Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura.

Cleber Jovino da Silva, Instituto Anima Educação

Mestre em Administração, Especialização em Gestão Estratégica de Marketing, Graduação em Administração. Fundador e coordenador do programa de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa UNA, atua Instituto Ânima Educação. 

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

INCALADO GARAJAU, N.; LOUREIRO DOS SANTOS, N.; JOVINO DA SILVA, C. COMPARTILHANDO SABERES: experiências de educação não formal para pessoas idosas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–15, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7792. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7792. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida