OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE UMA PESSOA CEGA

desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v27i1.7782

Palavras-chave:

Deficiência visual, Cegueira, Escolarização

Resumo

Este estudo teve como objetivo acompanhar a historicidade sobre o narrado referentes aos processos de escolarização de uma pessoa cega, ou seja, o conjunto de práticas que se dão nos movimentos vividos sob as quais ocorrem alguns processos formativos. Como perspectiva teórica, conta com as contribuições de Boaventura de Sousa Santos, das quais traz alguns conceitos, problematizando o vivido da/pela pessoa participante do estudo. Assume a história de vida como perspectiva teórico-metodológica, em que, ao narrar, a pessoa pode refletir sobre o contexto. Participou do estudo uma pessoa cega residente no Espírito Santo. As informações se apresentam ora com fortes traços de uma escolarização em uma perspectiva inclusiva, ora permeadas por situações excludentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Merislandia Paulo da Silva Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/Ufes) - 2021. Mestra em Educação pelo PPGE/Ufes - 2016. Graduada em Pedagogia pela Ufes - 2013.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

CARVALHO, M. P. da S. OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE UMA PESSOA CEGA: desafios e possibilidades. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 27, p. e7782, 2025. DOI: 10.22196/rp.v27i1.7782. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7782. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua