A SENHORA ESTÁ SE FORMANDO EM QUÊ? EM VIDA - diferentes papéis da educação não formal para pessoas idosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7766

Palavras-chave:

educação não formal, envelhecimento ativo, aprendizagem ao longo da vida, universidade aberta a terceira idade

Resumo

Pautada na política pública do Envelhecimento Ativo, a gestão pública de São Caetano do Sul criou a Coordenadoria Municipal da Terceira Idade (COMTID), que gerencia e executa políticas públicas gerontológicas para munícipes com 50 anos ou mais, na perspectiva do envelhecimento como curso de vida. Uma destas políticas é a Universidade Aberta da Terceira Idade, que visa promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida. Este artigo tem por objetivo discutir os diferentes papéis da Universidade Aberta da Terceira Idade do município de São Caetano do Sul, a partir da percepção de seus frequentadores. Trata-se de estudo qualitativo, de caráter descritivo, transversal, em que os alunos responderam instrumento semiestruturado sobre a percepção dos efeitos da Universidade Aberta. A análise de conteúdo originou categorias da Universidade Aberta como espaço de aprendizagem; instrumento de autonomia e superação; rede de apoio que salva vidas; espaço de protagonismo e empoderamento; e espaço de promoção de saúde. O estudo mostrou, para o grupo em questão, que a Universidade Aberta à Terceira Idade oferece oportunidades de aprendizado contínuo para a pessoa idosa, capacitando-a como protagonista de sua própria vida e na sociedade. Ela valoriza suas experiências, conhecimentos e perspectivas, permitindo que continue contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e intelectual, além de promover uma visão mais inclusiva e respeitosa do envelhecimento e da velhice.

Biografia do Autor

Rosamaria Rodrigues Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na área de Serviços de Saúde Pública (2016), Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2002), Especialista em Gerontologia pela SBGG - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2013), possui especialização em Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, sendo gestora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde e docente na Graduação em Fisioterapia. É docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia do Centro Universitário São Camilo, nas modalidades presencial e EAD. Leciona desde 2000 em Cursos de Graduação, Pós Graduação e Universidade Aberta a Terceira Idade. Tem experiência clínica em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Gerontologia, Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia e Fisioterapia em Saúde Coletiva, além de gestão de equipe interdisciplinar e de Centros de Reabilitação e na temática Ensino em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino em saúde, gerontologia, saúde coletiva, saúde pública, práticas de cuidado e instituição de longa permanência para idosos.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

RODRIGUES GARCIA, R.; ROSE LORENZINI, L.; ZETONE GRESPAN, R. M.; REMONDES SEQUEIRA, C. C. A SENHORA ESTÁ SE FORMANDO EM QUÊ? EM VIDA - diferentes papéis da educação não formal para pessoas idosas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–15, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7766. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7766. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida