A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE JUIZ DE FORA - MG E O ENVELHECIMENTO: o que dizem os currículos
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7725Palavras-chave:
Idoso, Envelhecimento, Gerontologia, Atividade FísicaResumo
O número de pessoas idosas ativas ligadas a atividades físicas (AF) vem crescendo de forma significativa no Brasil. Este estudo buscou analisar em que medida conteúdos ligados ao envelhecimento e gerontologia estão presentes nos currículos do curso de Educação Física da cidade de Juiz de Fora - MG e qual seu impacto para o aperfeiçoamento do referido curso. Trata-se de pesquisa quantitativa documental em cinco instituições de Ensino Superior da Cidade de Juiz de Fora – MG, cuja fontes dos dados são as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Educação Física e o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de graduação em Educação Física das instituições investigadas. Constatou-se que das instituições pesquisadas, somente 2 apresentam disciplinas específicas sobre Envelhecimento ou Gerontologia, mesmo assim em caráter optativo. As demais apresentam disciplinas obrigatórias somente no título da disciplina a palavra “idoso” de forma geral. Além disso, é preciso destacar que levando em consideração a média da carga horária total dos cursos de Educação Física da cidade de Juiz de Fora – 3.200 h – é quase insignificante as horas que esses cursos tem se dedicado a formação de profissionais de educação física para o trabalho com pessoas idosas. E ainda, nenhuma instituição apresenta a disciplina com o tema em caráter obrigatório para a habilitação em bacharelado.
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