COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7716

Palavras-chave:

Intergeracionalidade, Velhice, Educação, Idadismo

Resumo

A educação em seus diversos espaços ocupados, sejam formais ou não, elegem grupos como prioritários. Há, neste processo, a exclusão de diversos coletivos, entre estes estão as pessoas velhas. Elas, normalmente, são alocadas no grande grupo de Educação de Jovens e Adultos, lugar com pouco espaço na educação formal e que, desse pouco espaço, os velhos e velhas acessam a menor parte. Por estarem na periferia dos processos educativos nacionais, estão sujeitos a preconceitos, além de, normalmente, não serem ouvidos(as). Assim, a partir das vozes de pessoas velhas, esse artigo dialoga sobre a construção de uma educação que envolva as diferentes gerações da sociedade, com espaço igualitário para todos(as) os(as) participantes. Essa construção posicionou os sujeitos velhos(as) como protagonistas. Foram coletadas narrativas de velhas e velhos opinando sobre a educação na relação com outras gerações. Nestes dados estão presentes sugestões ricas para a reflexão sobre educação e intergeracionalidade, apresentando caminhos para enfrentamentos do idadismo na educação.

Biografia do Autor

Ingrid Rochelle Rêgo Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Assistente Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Gerontologia Titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Especialista em Saúde da Pessoa Idosa, Especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família, Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (IFBA), Mestranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos (UFBA). Assistente Social no Ministério Público do Estado da Bahia.

Francisco Vanderlei Ferreira da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal da Bahia no Campus de Porto Seguro. Coordena a Ação Saberes Indígenas na Escola. É líder do grupo de pesquisa GETII - Grupo de Estudo em Temática Indígena e Interculturalidade e participa da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica AIIIIPe. Atua com pesquisa, ensino e extensão nas temáticas de Educação Intercultural/decolonial (educação escolar indígena, sala multisseriada de escola indígena, educação profissional e tecnológica em comunidades tradicionais e grupos específicos da sociedade) e Produção de Material Didático para escolas indígenas.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

RÊGO NOGUEIRA, I. R.; FERREIRA DA COSTA, F. V. COEDUCAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES: a intergeracionalidade como estratégia e desafio para a construção de uma educação antiidadista. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–22, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7716. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7716. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação ao longo da vida