POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v25i1.7615

Palavras-chave:

Gerencialismo. Políticas educacionais. EJA. Estudantes.

Resumo

A partir de um estudo da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), apresenta-se o presente artigo com objetivo de evidenciar aspectos do gerencialismo na educação, indicando alguns elementos que apontam para o esvaziamento da EJA. A abordagem é qualitativa e metodologia utilizada foi análise documental. Analisou-se o Gerencialismo e a influência do Estado Neoliberal na educação com suporte de alguns autores como Newman, Clarke e Ball. O desenvolvimento desse estudo apresenta elementos para reflexão sobre a relação entre a redução dos investimentos na EJA e o esvaziamento das turmas, a partir de dados sobre alimentação, acesso à internet, aumento de orçamento para o sistema de certificação e redução de locais de oferta de EJA em uma rede municipal identifica-se e se discute características do gerencialismo na política educacional da EJA, tais como seletividade, performatividade e austeridade. Conclui-se que o avanço do gerencialismo nas políticas educacionais tem implicações nefastas para a EJA, dificultando o acesso e a permanência dos estudantes alvo desta política no ambiente escolar.

Biografia do Autor

César de Lima de Melo, Instituto Federal Sul-riograndense (IFSUL)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSUL), Especialista em Filosofia- Moral e Política pela Universidade Federal de Pelotas, professor da rede Municipal de Pelotas RS, bancário aposentado.

Jair Jonko Araújo , Instituto Federal Sul-riograndense (IFSUL)

Professor do Programa de Pós-graduação do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSUL), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

DE LIMA DE MELO, C.; JONKO ARAÚJO , J. POLÍTICA EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: gerencialismo e esvaziamento da EJA. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 25, p. 1–15, 2023. DOI: 10.22196/rp.v25i1.7615. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7615. Acesso em: 3 maio. 2024.

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Artigos Demanda Contínua